• ASPGERS há 27 anos defendendo os direitos de seus associados.          
  • Friedrich Nietzsche: 'Eu não sei o que quero [ser], mas sei muito bem o que não quero [me tornar].   
 
Notícias OUTROS ARTIGOS
SINDISPGE completa 15 anos
(26-06-2018)

A Associação dos Servidores da PGE parabeniza nosso SINDISPGE quando este completa 15 anos de existência.

Mas a luta para a criação de nosso sindicato não começou em 2003. Nossa história é muito anterior.

O Sindispge é fruto de muita luta, de muita garra e desprendimento de nosso associados. Estávamos abrindo mão de uma entidade de classe que muito bem nos representava para ser absorvida por outra. Éramos em torno de 90 colegas entre ativos e inativos dispostos a buscar novos rumos para nossa categoria. Mas só em 2003 decidimos fundar um sindicato através da transformação da ASPGE, ressaltando que a mesma fora criada em 18 de dezembro de 1987.

Fomos amadurecendo essa ideia, elaboramos proposta de estatuto junto com nossos advogados e convocamos uma Assembleia em edital publicado no Jornal do Comércio de 13 de junho de 2003.

Atendemos ao prazo legal e em 27 de junho de 2003 levamos a proposta de extinção da ASPGE e criação de um sindicato para deliberação dos associados.

Os colegas antigos presentes votaram pela fundação do sindicato. Mas votaram contra a extinção da ASPGE. Entenderam que não devíamos extinguir nossa entidade que sempre atendia as demandas da categoria.

Hoje agradecemos a sensibilidade e maturidade dos colegas antigos que estavam presentes e votaram contra a extinção da ASPGE/RS.

Ficou estabelecido ainda, naquela assembléia, que as duas entidades iriam permanecer dividindo a mesma sede e que os associados da ASPGE automaticamente ficariam TAMBÉM filiados ao sindicato e as contribuições iriam para o sindicato.

Estávamos fundando uma entidade nova totalmente sem recursos financeiros. Precisávamos estar unidos pois nossa

guerreira associação teria, por um longo tempo, que ser a mantenedora do filho que estava nascendo.

Fomos exitosos por mais de 10 anos. Muito conquistamos em conjunto. Difícil até de enumerar. Ressaltamos as alterações no quadro de cargos que permitiu robustos concursos desde 2002, um novo plano de carreira em 2010 e a manutenção de índices de aumento iguais aos concedidos ao quadro de pessoal da Procuradoria Geral da Justiça, em razão de sermos oriundos de concursos conjuntos.

Sempre buscamos uma política de parceria, sem perder a perspectiva de defesa dos direitos dos servidores, por melhores condições de trabalho e salários.

Hoje vivemos novos tempos, amadurecidos pelo sofrimento imposto pelas derrotas, mas orgulhosos de nossas vitórias e sabedores que o único caminho para a solução de nossas demandas tão represadas é a UNIDADE!

Parabéns SINDISPGE! Vida longa e sabedoria é o que o criador deseja ao filho nascido em 27 de junho de 2003.

A Diretoria.

   
   
voltar
 
 
     
 
 
     
  ASPGE RS - ASSOCIACAO DOS SERVIDORES DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Rua dos Andradas, 943 - conjunto: 1303 - Porto Alegre- RS CEP 90020-005